Xenofóbico não. Só racista e preconceituoso.

 

Se eu fosse muito ingênuo, talvez não percebesse. Se eu fosse muito desonesto, talvez não admitisse. Contudo não sou, nem uma coisa, nem outra. Não muito.

O racismo, no Brasil, é um fato. Salta aos olhos.

Salta aos olhos, por exemplo, que a grande mídia, que tanto condena a prática, só emprega brancos. Qual o telejornal tem um(a) âncora negro(a)? Qual o(a) grande apresentador(a) negro(a)? Que papéis têm os negros nas novelas? Quem são os grandes sucessos bahianos? Daniela Mercury, Claudinha Leitte, Bethânia, Simone, Caetano, Gal Costa ou Ivete Sangalo não são muito negros. São?

Vamos lá, gente. O Brasil é um país racista.

Racista sim, porém não xenofóbico.

Raça por raça, o Brasil, originalmente, é o quê? Tupi-guarani? Sei lá. Acho que é isso.

Após a invasão portuguesa e cristã, que dizimou a mais bela civilização comunista que o mundo já conheceu, o que o Brasil se tornou?

Um país de imigrantes. Predominantemente latino. (Eu acho que sou latino. Nem branco, nem preto, latino).

Acima de tudo, o Brasil é um país que não rejeita estrangeiros. Racista sim, mas não xenofóbico. Aceitamos estrangeiros e até incorporamos estrangeirismos com facilidade maior que outros povos. Contudo a discriminação de negros e pobres é tão evidente que chegou a ser oficializada pelo Estado. Hoje temos cotas. Sou favorável às cotas. Sou favorável à toda iniciativa que favoreça, ou pareça favorecer, os mais necessitados. Ainda que pareçam, ou realmente sejam erradas, sou favorável a elas. Todas elas.

Porém isto não diminui o preconceito. Mais ao Norte, parece existir um outro povo. Um povo que parece não desistir da ideia de se tornar independente do Rio Grande. As declarações de Ramires e Waldemar Lemos são puro preconceito.

Quando Ramires diz que não esperava outra coisa dos gremistas, está dizendo que ele, Ramires, mesmo sem conhecer realmente os gaúchos gremistas, sabe que eles são racistas mesmo. Para o preconceituoso Ramires, que não se importa com o quanto torcemos por ele na Copa das Confederações, nós, os gaúchos, especialmente os gremistas, somos racistas mesmo, ainda que a esmagadora maioria de nós não o seja. Mas Ramires foi além e já declarou seu preconceito contra argentinos também. Para quê isto, amigo, se somos todos iguais?

Waldemar Lemos, por sua vez, nada disse quanto aos gaúchos, mas deixou claro que não gostou de Maxi López. Não esclareceu bem o motivo, mas deixou implícito: Maxi é argentino.

O Grêmio não é melhor ou pior do que outros pelo fato de ser gaúcho, a verdade é que o Grêmio é gaúcho apenas pelo fato de ser porto-alegrense, assim como eu sou. Acaso isso é defeito? Acaso isso é algum crime?

E ser argentino acaso é crime ou defeito?

Não, aqui não há qualquer crime ou defeito, há apenas muito preconceito.

5 comentários em “Xenofóbico não. Só racista e preconceituoso.

  1. VOCES CONHECEM SANTA CATARINA?ESSE ESTADO INFELIZMENTE É O MAIS XENOFOBICO QUE CONHEÇO,OS BRSILEIROS QUE VÃO PRA LÁ SÃO DENOMINDADOS POR ELES COMO GENTE DE FORA.LÁ VOCÊ NÃO PODE REVENDICAR NADA PORQUE ELES LOGO TE PERGUNTAM VOCÊ É DAQUI AI DE VOCÊ SE DIZER QUE NÃO PRONTO JÁ ESTA RESOLVIDO MANDA VOCÊ IR PARA SEU ESTADO,QUANDO VOCÊ ESTA LÁ, PARECE QUE VOCÊ ESTA FORA DO BRASIL COM O TRATAMENTO QUE ELES TE DÃO,INFORMAÇÃO NIMGUEM TE DÁ,PRA VOCES TER UMA IDEIA,MINHA IRMÃ IA APROVEITAR PRA FAZER AUTO ESCOLA PORQUE TERIA UM AUMENTO NO OUTRO ANO,QUANDO ELA FOI FAZER A MATRICULA DISSERAM Á ELA QUE AS MATRICULAS QUE TINHAM ALI ERA SOMENTE PARA OS CATARINOS É ELA NÃO PODIA FAZER PORQUE NÃO ERA DO ESTADO DE SANTA CATARINA, E SÓ PODERIA FAZER A MATRICULA NO ANO QUE VEM, SENDO QUE ELA IA FAZER AQUELE ANO PORQUE IRIA PAGAR MENOS,MAS AS MATRICULAS QUE HAVIA ERA SÓ PRA ELES, QUER MAIS XENOFOBIA QUE ISSO,NÃO SEI COM TUDO O QUE ACONTECE NESSE ESTADO ELES NÃO APRENDE;QUANDO HOUVE A ENCHENTE ELES DISSERAM BEM QUE PODERIA CHOVER ASSIM NO PARANÁ. AS HUMILHAÇÕES SOFRIDA POR QUEM NÃO É DE LÁ SÃO FORTES QUALQUER INSTITUIÇÃO TE PERGUNTAM VOCÊ É DAQUI?

    Curtir

  2. é verdade,Santa Catarina,ou melhor,o catarinense,naõ aprendeu nem depois da tragédia que houve lá,onde precisaram ,dos negros,dos nordestinos,que eles tanto evitam,se acham o máximo,esquecem de ser seres humanos,cade os Argentinos que lotam suas prais??
    ajudaram com alguma coisa,os alemães,aqui é brasil,não é alemanha,se alguem se considera europeu,caia fora daí,e aprenda um pouco de respeito ao próximo,sendo ele branco ou negro,

    Curtir

  3. Brasileiro é povo babaca que adora dar reconhecimento a porcarias que nem merecem ser chamadas de cultura, como funk carioca(Proibidão) e o Big Brother Brasil. Funk carioca não é cultura, é lixo. Fala de sexo explícito, vulgariza as mulheres e defende o crime organizado, além de sujar o nome do Funk de verdade, o Funk Americano(James Brown). Me impressiona o fato de que o brasil só gosta de porcaria mesmo.

    Curtir

Deixe um comentário