O cara e o cara-de-pau.

 

até o leão sentiu vergonha desta!!!

Qualquer pessoa que tenha lido ao menos um dos posts que fiz sobre o Presidente Luis Inácio não terá mais o direito de duvidar de que sou um dos milhões de eleitores que ele cativou (no meu caso isso já vem desde 1982). Mais do que isso, por vezes eu pareço mais um verdadeiro fã d’O Cara. No entanto, certos deslizes não podem ser perdoados, nem mesmo num Governo Lula. Ou será que deveria dizer: ‘muito menos’ num Governo Lula?

Não acho que seja errado o Brasil, que já sediou os Jogos Panamericanos, que já havia assumido o compromisso de sediar a Copa do Mundo 2014, tenha agora assumido também o compromisso de sediar os Jogos Olímpicos 2016. Eu sei que tem um monte de gente por aí, gente que por décadas governou o país sem jamais se preocupar seriamente com problemas como saúde pública, moradia ou educação, que agora usa esses mesmos temas para criticar o Presidente.

Mas é que não é tão simples assim. A proposta do Governo Lula, desde o início, desde que trocou o Rolls-Royce presidencial, desde de que adquiriu um novo avião presidencial, foi sempre a mesma. A proposta sempre foi a de inverter a imagem que o Brasil tinha na comunidade internacional (odeio essa palavra!). Todos os países pequenos, sempre viram o Brasil como ‘um país grande’, no entanto, todos os países médios e grandes, sempre nos viram como ‘um país pequeno’. Acredito que isso tenha mudado. A política de mudança de imagem do Governo Lula fez efeito e agora os países pequenos continuam achando que o Brasil é grande, os países médios passaram também a acreditar que ele é grande e os países grandes ao menos desconfiam de que talvez ele seja mesmo.

Sediar estes eventos todos é pura questão de marketing, é apenas cuidar da imagem. Como se fosse um cidadão pobre que está prestes a dar o grande passo, que está na iminência de mudar de vida. Ele sabe que tem uma goteira na cozinha de sua casa, que o filho mais velho precisa de um calçado novo, mas, ao mesmo tempo, ele precisa se apresentar bem diante dos seus ‘novos amigos’, aqueles que vão fazê-lo ‘chegar mais à frente’. Ele precisa de um terno novo. A partir daí, a goteira e o calçado deixaram de ser prioridades. A prioridade é o terno. A goteira e o calçado são seus problemas de hoje, já o terno é uma porta que poderá se abrir ao futuro. A prioridade é o terno. Se o plano der certo, se o terno funcionar, se a mudança de imagem surtir o efeito esperado, vamos trocar o telhado da casa toda, vamos comprar todo um guardarroupas novo pro guri. Se o plano der certo.

Tudo isso é louvável. Isso tudo é correto. Mas não dá para aceitar, nem mesmo num Governo Lula, muito menos num Governo Lula, que o Brasil, que tem dinheiro para todos esses eventos, que tem dinheiro para submarinos e caças supersônicos, que tem dinheiro até para investir no FMI, não tenha dinheiro para a restituição do IR.

Não dá para aceitar o argumento do ministro Mantega quando ele diz que "não há problema no atraso da restituição, que o valor será corrigido". Ora, isso seria o mínimo que se poderia esperar. Só faltava não corrigir. Ainda assim, não importa, dívida é dívida, precisa ser paga no vencimento. Isso é grandeza. Empréstimo compulsório, que é o que propõe o ministro, é coisa de gente pequena. Da estatura moral de um Sarney, por exemplo. Não dá para achar que um país é grande, rico e importante, quando ele não consegue pagar as dívidas que tem, nem mesmo as que tem com seu próprio povo. Isso não é um simples "calotezinho", isso é uma bruta sacanagem.

Não tenho medo de afirmar que o Governo Lula para sempre será lembrado como um dos períodos mais importantes da História do Brasil. Não tenho nenhuma dificuldade em concordar com Mr. Obama: "Lula é o cara!". Assim como o Sr. Mantega é um outro tipo de cara. Um cara-de-pau.

Ah, antes que eu me esqueça, não tenho imposto a ser restituído.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s