E se Lula tivesse estudado?

 

o presidente em 1979, no ABC

 

Eu gosto do Caetano. Sempre gostei. Tenho vários discos seus (discos mesmo, não CDs). Gosto também, e muito, do presidente Lula, do seu jeito, de seus discursos e , especialmente, do governo que está fazendo. Contudo, isso não me fará concordar com tudo aquilo que façam ou digam estas duas pessoas. Eu não concordo, por exemplo, com o tratamento que o Governo Lula dispensa aos aposentados. Não posso concordar também com o ataque gratuito que ‘mestre Caetano’ resolveu promover contra o presidente, pois é injusto, grosseiro, ofensivo e até mentiroso.

É fato que o presidente não tem escolaridade, que seu diploma de maior valor foi conseguido no Senai, porém isso não faz dele um analfabeto. Lula, ao que sei, lê e escreve, então não pode ser chamado de analfabeto. Não é instruído, mas não é nenhum analfabeto.

Caetano adotou a candidatura de Marina Silva, do PV, e não acho que tenha feito má escolha. Ainda falta quase um ano para a eleição do(a) sucessor(a) do presidente Lula e, honestamente, não posso afirmar que não votarei na senadora. Gosto dela, de seu jeito, de seu discurso, bem mais do que gosto da ministra Dilma. Talvez eu vote em Marina. Provavelmente votarei em uma destas duas. Sendo assim, eu devo concordar com a escolha do baiano Caetano. Mas isso não justifica a ofensa ao atual presidente que não é analfabeto coisíssima nenhuma.

Caetano parece não ter entendido que o presidente Lula é o próprio cara da música que, sem lenço e sem documento, saiu caminhando contra o vento e foi. Foi e chegou. Chegou onde Caetano jamais chegará. Ainda que Caetano diga que não queria mesmo chegar onde Lula chegou, a verdade é que, se um dia chegasse, jamais seria um presidente tão bom quanto Lula. Caetano é um artista. Lula, que não é analfabeto, nasceu para ser líder. Ser líder não pode ser aprendido em bancos de escola, embora escola (quase sempre) não faça mal às pessoas. ‘Como se tornar um líder’, não é algo que, mesmo para ‘aqueles’ que sabem ler, possa ser aprendido em nenhum livrinho de autoajuda. O presidente Lula, embora muitos não queiram aceitar, é um líder aqui no Brasil, na América Latina e também mundo afora. Ele é o cara do Obama.

Tem gente que não consegue admitir o fato de que o Brasil é capaz de fazer coisas boas. Que o presidente Lula seja uma destas coisas, jamais irão aceitar. Coitados. Muitos dirão que se o presidente tivesse estudado mais seria melhor ainda. É bem possível. Mas quem pode afirmar que o presidente teria se tornado um líder melhor se tivesse cursado, por exemplo, a Uniban? Será que o presidente seria um homem melhor se tivesse estudado no exterior? Será que teria sobrevivido aos dias de Campus da Universidade Técnica da Virgínia? Teria aprendido o quê por lá? Como seria hoje o presidente se tivesse vivido o horror de Columbine? Lula poderia ter estudado em Erfurt, na Alemanha. Mas isso teria feito dele um presidente melhor?

Tudo poderia ter sido diferente se o presidente tivesse estudado mais, mas quem garante que teria sido melhor? Lula não é letrado, nem é analfabeto. Ao grande Ruy Barbosa, Águia de Haia, não faltaram estudo e erudição, porém faltou-lhe a capacidade de se tornar presidente e poder liderar a Nação. Ao presidente Lula, de pouco estudo, que fala um português nordestino, aprendido em Garanhuns, tudo o que não lhe falta é a tal capacidade.

A verdade que muitos não querem aceitar é que "como nunca antes na História deste país" o Brasil tem, mais do que um simples presidente, um grande líder.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s