Eu não sou negão.

 

 

 

 

Se eu tivesse nascido preto, provavelmente minha vida teria sido diferente. É bem provável que eu, que pouco sofri perseguição, tivesse sido muito perseguido e discriminado.

Se eu tivesse nascido preto, provavelmente já conhecesse as paredes internas de uma cela de delegacia ou presídio, ainda que eu fosse tão honesto quanto sou, se eu tivesse nascido preto, talvez já tivesse conhecido.

Se eu tivesse nascido preto, provável é que jogasse futebol melhor do que jogava quando mais jovem. Com certeza, eu que não danço absolutamente nada, saberia dançar e até sambar. Possivelmente eu soubesse até cantar.

Se eu tivesse nascido preto, provavelmente não teria trabalhado em alguns dos lugares onde já trabalhei, uma vez que em alguns destes lugares nunca vi nenhum negro. Coincidência? Sei lá.

Se eu tivesse nascido preto e tentasse apartar uma briga entre dois amigos meus que fossem brancos, provavelmente correria o risco de ser preso caso a Brigada chegasse, pois certamente iam achar que eu estava tentando agredir os brancos.

Se eu tivesse nascido preto e fosse pai de filhos adolescentes teria que temer por seus futuros infinitamente mais do que os pais de meninos brancos.

Se eu fosse igual ao Lula, tão bom quanto o Lula, mas tivesse nascido preto, será que conseguiria me eleger presidente?

Se eu tivesse nascido preto, minha visão de preconceito seria inteiramente diferente, pois não o estaria vendo, mas sentindo.

Se eu tivesse nascido preto, eu seria de outra cor, mas não creio que seria outra pessoa. Se eu tivesse nascido preto, não acho que teria mais defeitos do que tenho, acho apenas que meus defeitos seriam menos tolerados.

Eu não seu negão, mas se tivesse nascido preto e tivesse a altura que tenho, eu seria só um neguinho.

Hoje é o Dia da Consciência Negra, não consigo imaginar uma data melhor para que os ‘brancos’ ponham a mão na consciência.

Anúncios

2 opiniões sobre “Eu não sou negão.”

    1. Realmente deves ter razão, ‘negro’ ficaria até melhor no texto, mas preferi usar ‘preto’ porque imaginei um texto que falasse de pessoas iguais, porém de cores diferentes. Afinal, a única diferença entre as pessoas da raça negra e as da raça branca me parece ser mesmo a cor da pele.
      No entanto não posso concordar que digas que tua opinião não é importante, gostaria eu de conhecer a opinião de todos que um dia leram um post meu.
      Obrigado pelo comentário,

      Abraço!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s