Quem aprende sabe mais.

 

diploma

 

 

Não posso deixar de reconhecer uma certa dose de razão naqueles que apontam o fato de Lula lembrar com desnecessária frequência o fato de que tem pouco estudo. Talvez ele não devesse fazer isto. Talvez não com tanta frequência. Há aqueles que acreditam que ele, com isso estaria desestimulando o povo de investir em sua própria educação. Será que é mesmo assim?

O presidente é um homem de linguagem simplificada, muito fácil de entender. Contudo existe um grande número de pessoas influentes que parece não conseguir (ou mesmo não querer) entender o que "o cara" fala. Os discursos de Lula não tem enrolação, não são aqueles discursos políticos complicados, impossíveis de serem entendidos e que até nem tem, por parte de quem os pronuncia, a intenção de serem entendidos. São cheios de palavras pouco usuais, para que os pobres não os entendam, pois pobre tem mais é que trabalhar e não tem nada que ficar por aí tentando entender as coisas. Lula não é assim. Lula fala simples, descomplica e lança mão de metáforas porque faz questão de ser entendido.

Quando o presidente proclama em alta voz a todo o povo brasileiro que conseguiu vencer ainda que não tivesse estudado muito, ele não está dizendo que as pessoas não devem estudar. A verdade, que a mídia conhece, porém não pode reconhecer, é que Lula está pedindo aos jovens, aos pobres, aos negros e a todos os cidadão brasileiros que reflitam sobre o seguinte:

Se Lula, que não estudou muito, conseguiu chegar ao topo, o que não conseguirá qualquer um de nós caso tenha a oportunidade e tome a decisão pessoal de estudar de verdade?

Como seria o Brasil se todos tivessem estudado o suficiente? Como seria o Brasil se todas as pessoas que estudaram tivessem aprendido a reconhecer que é possível que alguém, mesmo que não tenha estudado muito, seja digno de respeito?

E aê, Caetano? Axé, meu rei.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s