Nos fundos da América.

 

 

Pátio, para mim, sempre foi relativo à pata, lugar livre de edificações onde homens e animais podiam mover livremente suas patas, andar, enfim, pisotear à vontade. Aprendi desde muito pequeno que minha casa se assentava sobre um pátio, ali naquele lugar, descontado o interior da casa, tudo era pátio e no pátio eu podia correr livremente, era no pátio que eu podia libertar minhas pequenas patas para que brincassem daquilo que quisessem. Invariavelmente elas querias brincar de jogar bola. Com o tempo o pátio ganhou outras denominações e hoje já existem gaúchos que o chamam de quintal. Não sei de onde vem essa associação, quintal vem de quinta, algo relativo ao imposto que se pagava à coroa, mas enfim…

Acreditei e até cheguei a comentar no blog do Cão Uivador que o golpe em Honduras não prosperaria e que tudo iria se ajustar pela via democrática, ou seja, pela diplomacia. Quão tolo eu sou. O golpe prosperou e foi aceito. O presidente eleito foi deposto pela vontade de alguns e agora existe outro em seu lugar. Foi tolice acreditar na utopia da América Latina livre. Ora, isso aqui, essa nossa América latina e mestiça é, para os norteamericanos, a parte dos fundos de suas casas, uma extensão de seu terreno, seu quintal, o seu pátio. Do alto de sua arrogância antidemocrática, amparados pelo maior arsenal bélico jamais imaginado e incapazes de aceitar ou compreender hábitos e culturas diferentes, os norteamericanos nos veem como habitantes do seu pátio, gafanhotos do seu gramado, acreditam que vivemos num lugar no qual eles podem mandar, onde podem passear, entrar e sair livremente, enfim, pisotear à vontade.

Somos latinoamericanos, habitamos a América Latina, quintal e pátio dos norteamericanos, portanto lugar onde eles creem que podem pisar à vontade, pisotear, limpar suas patas. Eles juram que podem pisar em nós. E, infelizmente, o pior é que podem mesmo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s