2010, o ano da Fúria. (Será? Tomara!)

Foto: Reuters

Pra não variar adivinhei tudo errado de novo. Todo aquele meu papo furado de que os campeões das Copas do Mundo são sempre os mesmos, agora é que furou de vez. Brasil, Argentina e Alemanha ficaram de fora, Gana, minha aposta de zebra – na verdade era mais um desejo do que um palpite –, não conseguiu passar nem pelo Uruguay, também ficou no caminho.

Holanda e Espanha farão a final de domingo que vem. Nenhum dos dois já foi campeão antes, então minha teoria de que as Copas nunca nos trazem novidades acaba de ser derrubada.

Os times pelos quais torci foram caindo um a um ao longo da Copa. Para que não me comparem a Mike Jaeger preciso dizer que estava torcendo para a Espanha na semifinal de hoje à tarde, portanto nem sempre o time pelo qual torci saiu derrotado. Na grande final de domingo estarei ainda torcendo pela Fúria.

Futebol por futebol, a Fúria me parece que demonstrou mesmo o melhor entre todos os participantes da Copa da África, então, se ganhar, o título será merecido. Embora o excesso de toques na bola, a grande capacidade de desperdiçar gols e uma certa aversão por chutar a gol, especialmente por parte de Xavi e Iniesta, ainda acredito que desta vez a Fúria vai se livrar da fama de time do quase, de time que muitas vezes chega como favorito, mas que sempre acaba sendo mero coadjuvante. De time que a cada Copa joga como nunca, mas perde como sempre.

Já tinha escrito, no dia em que Dunga anunciou sua lista de convocados, que eu entrava na Copa do Mundo com trinta e uma chances de sair campeão. Não me deixei seduzir e não passei para seu lado apenas causa de sua birrinha com a Rede Globo. Isso não me comoveu, para mim foi apenas mais uma demonstração de sua faceta de ditador, só isso. Isso significa que o que mais me importava já aconteceu. A teimosia, a arrogância e a falta de conhecimento do treinador brasileiro já foram punidos. Qualquer um que ganhar está bom para mim, mas ainda assim eu prefiro que seja a Espanha.

Deixe um comentário

