Última chamada

O efeito enfeitiçador da voz da ‘mulher do aeroporto’ já havia sido sentido por todo o saguão. Ansiosos, apreensivos, literalmente desesperados já tínhamos ouvido a chamada: “Atenção senhores passageiros do vôo LA 2011, embarque no portão azul. Última chamada”.

Há muitos dias estávamos prontos. Mala e cuia preparadas. Passaportes, bagagens, filmadoras, câmeras digitais, iphones, ipods, enfim, tudo pronto. Sorrisos nos rostos e esperança nos corações. Tudo pronto. Quer dizer, quase tudo. Ainda esbarrávamos, no balcão de check-in, em um pequeno detalhe: não tínhamos a confirmação da passagem.

O vôo LA 2011 parte de Porto Alegre e já tem escalas confirmadas em Uruguay, Bolívia, Colômbia e Peru, por certo terá ainda algumas outras escalas em locais ainda não definidos, mas o o certo é que seu destino final será Abu Dhabi. Até bem pouco tempo atrás esse vôo se consisitia em um sonho ‘insonhável’ para nós. Alto demais para quem apenas conseguia se ver voando para capitais economicamente menos desenvolvidas ou cidades do interior do país. Mas eis que um dia chegou à Azenha um homem. Um homem cuja sina parece ser mesmo a de mudar os nossos destinos. Já havia feito isto antes. Fez outra vez. Conseguiu-nos uma vaga no vôo LA 2011. Uma vaga sujeita à confirmação.

A confirmação, enfim, chegou na madrugada de ontem. Era pouco mais de uma hora da manhã de ontem quando, vestidos de azul, como convém aos grandes vencedores, os guerreiros do Independiente derrotaram, nos pênaltis, o esforçado time do Goiás. Conquistaram a Copa Sulamericana, confirmaram suas vagas, e as nossas também, no vôo LA 2011. O vôo para a felicidade.

Ao fim e ao cabo a coisa deu-se como se tinha que dar. Não precisamos da ajuda de nenhum time brasileiro. Aconteceu como diziam os ‘especialistas’ menos comprometidos com o antigremismo. O Grêmio ganhou todos os jogos que precisava ganhar e acabou na quarta colocação do Campeonato Brasileiro por pontos corridos – argh!! – de 2010. A única vitória que precisávamos e não podíamos obter por nossas próprias forças, a quarta vitória em três jogos, veio ontem em Avellaneda. Estamos na Libertadores 2011, ou pelo menos estamos na pré. Estamos na briga.

Eu nunca duvidei que Renato fosse bom treinador. Jamais duvidei que tivesse condições de fazer um brilhante trabalho na casamata do Imortal. Mas quando o Portaluppi, há algum tempo atrás, veio com um papo de que o Tricolor não estava na briga contra o rebaixamento e sim na luta por uma vaga à Libertadores, sinceramente, eu não consegui acreditar. Burro eu. Grande Renato. O Grêmio realmente conseguiu. Na undécima hora. Depois do fim. Quando já era impossível. Enfim, daquele nosso jeito gremista de fazer as coisas.

Vamos ganhar a Libertadores? Não sei. Tomara. Por agora o que sei é que estamos na Copa. Por agora o que sei é que temos Renato, um vencedor, ao nosso lado.

Não foi por nenhuma convicção pessoal que o atual presidente Duda trouxe Renato de volta ao Monumental – convicção, aliás, ele tinha em coisas como Roth e Autuori -, na verdade a contratação de Portaluppi nasceu do puro instinto de preservação do fraco presidente gremista. Tem muita gente por aí que tenta defender e justificar a gestão de Duda Kroeff, mas tem também um monte de gente que tenta justificar a injustificável futura ex-governadora Yeda, não é mesmo? Mas não importa, por convicção ou preservação, o fato é que o presidente que trouxe de volta ao Olímpico o endividamento e a inadimplência, acabou trazendo de volta também um dos maiores símbolos de nossa grandeza. Com isso, agora que Paulo Odone está voltando, o presidente consegue devolver aquele que lhe entregou o Grêmio na Libertadores esse mesmo Grêmio, se é verdade que um pouco mais endividado, ao menos quase no mesmo lugar em que o recebeu, bem pertinho da Libertadores, na pré. Isso não faz com que a gestão do filho do patrono deixe de ter sido um fracasso, mas ao menos atenua um pouco. E isso, por agora, é tudo o que nos interessa.

Por agora o que sei é que estamos embarcados no vôo LA 2011 e que estamos com ganas de tri.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s