A beleza de Dilma

Marcela TemerA gente já devia ter se acostumado. Bem, na verdade, até nos acostumamos mesmo. O que não conseguimos é nos conformar que seja assim. Li que a edição de sábado, dia primeiro, d”O Globo”, trazia em sua capa uma única e pequena referência à posse de Dilma Rousseff, e que era assim: “No adeus, Lula deixa para Dilma crise diplomática com a Itália”. Pelo amor de Deus, o legado de Lula à presidenta Dilma e a todo o povo brasileiro é infinitamente maior do que isto. Lula não extraditou o italiano condenado. E daí? O STF também não o fez. Nada entendo de direito internacional, mas estou convencido de uma coisa: se algo houvesse que justificasse a extradição de Battisti, então o STF já teria dado um jeito de embarcá-lo em avião de carreira e despachá-lo de volta à terra da bota. No entanto não o fez. Preferiu lavar as mãos e deixar a decisão a cargo do presidente. Ora, se assim é, então o que o presidente decidiu está decidido e pronto. Ponto final. Acabou. Não merece maior importância do que a posse da presidenta. Mas sabemos que é assim. Faz parte da estratégia da mídia a tentativa de tirar qualquer brilho que possa ter essa mulher que a derrotou nas urnas. Creditar todo o mérito da vitória de Dilma ao apoio de Lula, enaltecer a beleza da mulher do vice-presidente como se ela houvesse sido a ‘coisa’ mais importante da cerimônia de posse, tudo isso faz parte da estratégia do PIG que, embora ainda não tenha ‘fabricado’ seu candidato, já está em campanha à sucessão da presidenta. Já estamos acostumados. Que importância há no fato da esposa do vice presidente ser fisicamente bonita? Bom pra ela. Bom pra ele também. Que sejam felizes e fiéis até que a morte os separe. E é só isso. Quem sabe o quê sobre Marcela Temer, além do fato de que é bela e casada com o vice. Quem já a ouviu falar? Quem sabe o que ela pensa? Quem quer saber?

Dilma Rousseff, a primeira presidentaNo dia primeiro de janeiro de 2011, foi empossada a primeira mulher presidenta do Brasil. Esse foi o fato relevante. Mais um paradigma foi quebrado pelo eleitor brasileiro que, enfim, parece ter aprendido a votar. Depois do primeiro operário eleito, a primeira mulher eleita. E que não foi eleita apenas por ter um padrinho poderoso. Dilma foi eleita por esse e por outros motivos mais, entre os quais a sua imensa beleza. A beleza de Dilma, diferentemente da de Marcela Temer, não é apenas física, ela é mágica, é pura. Beleza d’alma. Assim é a beleza de Dilma Rousseff, a nova presidenta. Que coisa linda – ou vão negar que é lindo? – o gesto de insubordinar-se contra o opressor que usurpara o poder na década de sessenta. Bela e corajosa a atitude de arriscar a liberdade e até a própria vida na tentativa generosa de defender a democracia. Isso é dignidade, isso é bravura, isso é pura beleza interior. A beleza física não é necessariamente um defeito, porém a beleza interior é, inegavelmente, uma valiosa virtude. Marcela Temer não tem culpa de ser uma mulher bonita, portanto seria até ridículo alguém pensar na possibilidade de criticá-la por isso. O que a mídia não consegue desculpar, porém, é o fato de Dilma Rousseff ter-se tornado presidenta, deixando para trás José Serra, o candidato da mídia, que de bonito não tem nada, nem por dentro nem por fora. Quem quiser encontrar a beleza de Dilma Rousseff não o deverá fazer apenas olhando em seu rosto. Com mais de sessenta anos, Dilma Rousseff já não é mais nenhuma guriazinha. O tempo produz marcas, físicas inclusive. As rugas do rosto da presidenta Dilma trazem, além do indesmentível testemunho do passar dos anos, também a beleza da história de vida de uma lutadora, uma revolucionária, uma mulher que enfrentou a ditadura e sobreviveu para, tempos depois, derrotar a mídia. Que bonito, Dilma. Que bonita a Dilma.

Dizem que a beleza está nos olhos de quem a vê, que a quem ama o feio, bonito lhe parece. Dilma me parece uma mulher muito bonita.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s