Parabéns pra você, São Paulo

Faz pouco mais da metade de um milênio desde que ocorreu a invasão europeia que inaugurou o Brasil e começou a destruir a mais bela civilização comunista de que a humanidade teve notícia, a Tupi-Guarani.

Neste tempo todo, nenhuma outra cidade brasileira soube tão bem entender e praticar o capitalismo, quanto a cidade de São Paulo. Ninguém soube compreender melhor do que São Paulo, a ideia de transformar trabalho [alheio] em capital. Em nenhum lugar do Brasil o trabalho dos negros escravos foi tão ‘bem aproveitado’, em nenhum outro lugar ele gerou tanto lucro.

São Paulo é uma cidade de muitos milhões de trabalhadores e, ao mesmo tempo, uma cidade para poucos milhares de abastados.

Mas é assim que ela é, pois foi assim que se fez: capitalista, gananciosa, insaciável pelo lucro, custe o que custar. E foi em busca dele, o lucro, que São Paulo viveu até agora e chegará, no próximo dia 25, aos 457 anos, certamente será assim que pretenderá continuar. Até quando? São Paulo é uma cidade sem árvores, sem rios e sem ar. Sem sorriso.

Até quando?

Até quando poderá perdurar essa busca incessável por lucro? Até quando irá essa necessidade insaciável por ‘progresso”’?

As marcas do capitalismo e do inquestionável ‘progresso’ alcançado nestes mais de quatro séculos estão por toda a cidade. São bem visíveis.

Veja-as:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s