Grêmio se rende à Globo

 

Todos os jogos do Grêmio, desde que se iniciou a fase de grupos da Libertadores, têm ocorrido em dias e horários que não permitem o televisionamento por TV aberta. Claro que isso não vem ocorrendo por coincidência ou má sorte. As coisas são assim porque assim atendem os interesses da Rede Globo.

Grêmio acerta com a Rede GloboNós, gremistas, somos cerca de cinco milhões apenas, pouco mais, pouco menos. A marca Grêmio, reconheçamos, tem apelo estritamente regional. Essa marca está restrita ao Rio Grande de Sul e a algumas pequenas localidades de colonização gaúcha espalhadas pelo oeste brasileiro. O Flamengo, detentor da maior torcida do mundo, e o Corinthians, detentor da quarta maior, constituem a maior parte dos torcedores brasileiros, os consumidores do produto que o Clube dos 13 tentava negociar com as televisões. Quando estes dois clubes anunciaram que não iriam mais reconhecer o Clube dos 13 como legítimo representante na negociação com as emissoras de tv, então era hora de parar. O Clube dos 13 sem os dois maiores clubes do Brasil passava a ser uma coisa sem sentido. Talvez fosse melhor se o doutor Fábio Koff tivesse achado um jeito de cancelar ou postergar a concorrência entre as emissoras. Quando a Rede Globo anunciou que não participaria da concorrência não havia como seguir com ela. Dr. Koff, no entanto, não tomou nenhuma providência, manteve a data, e seguiu como se nada estivesse acontecendo. Parecia, ao menos para mim, que o único interesse do ex-presidente gremista era acabar com o nefasto monopólio global. É um propósito nobre, reconheço, mas um negociador não pode ser movido por motivações pessoais, e era essa a impressão que eu tinha, de que o doutor Koff tinha motivos pessoais para não querer mais a Globo.

Embora eu reconheça que a ideia de negociações individuais deva ser extremamente prejudicial ao Tricolor, não posso deixar de reconhecer o direito de Corinthians e Flamengo tentarem ganhar mais, ganhar aquilo que acham justo devido a brutal diferença no número de torcedores que conquistaram ao longo das décadas.  É claro que a grande exposição que esses clubes conseguiram na mídia, o Flamengo mais no passado, o Corinthians mais recentemente, muito contribuiu para que essa diferença aumentasse cada vez mais. Não acho que isso vá mudar. Pior ainda, isso só vai se agravar mais e mais. No entanto, eles têm o direito de querer fazer valer a força de suas marcas. Direitos são para ser reconhecidos e respeitados, eu acho.

O Grêmio cedeu seus direitos à Globo, ao que sei foi o primeiro clube a fechar contrato. Via Twitter e Facebook só vejo gremistas criticando o acordo acertado pela administração Paulo Odone. Não sei se estão certos ou não, na verdade desconfio de que talvez não tenham pleno conhecimento do assunto sobre o qual opinam. Perdoem-me, mas é o que penso. Meu desamor por essa emissora, já o expressei várias vezes. Aqui neste post, caso queiram conferir, deixo isto muito claro. Eu por muitos motivos, entre eles o futebol, gostaria de ver a Globo perdendo seu reinado para alguma concorrente. Não entendo, porém, que o Grêmio fosse merecer melhor tratamento do que o que recebe da Globo. Sei lá quantos interesses podem estar abrigados à sombra de uma negociação deste tipo. Não são poucos, com toda a certeza. Não me cabe, ainda assim, criticar ou elogiar uma coisa da qual não tenho suficiente conhecimento. Eu confio no presidente Paulo Odone. Mesmo que o ano de 2011 tenha sido, até agora, marcado por uma série de trapalhadas, confio no presidente Paulo Odone. No deputado não, neste eu jamais desperdiçaria um voto, mas o gremista Paulo Odone, e eu tenho inteira certeza disto, jamais faria um negócio que fosse prejudicial ao Imortal da Azenha.

Deixe um comentário

