A vaca premiada

(Providencial) Amigdalite deixa Douglas de fora do jogo contra o Flamengo. (Foto: Tatiana Lopes/Agência RBS)Digamos que um produtor de leite tem no campo uma vaca premiada e mais outras dez vacas comuns, de baixo potencial produtivo. O pasto ralo e pouco nutritivo de sua terra não dá condições às vacas de produzirem grande quantidade de leite, ele, porém, precisa desesperadamente aumentar a produção, que está muito abaixo de suas necessidades e o está levando à falência. O que deve, então, fazer nosso amigo produtor, livrar-se da vaca premiada?

Tá bom, eu não entendo nada de criação de vacas (nem de futebol também), mas o assunto aqui é Grêmio. E no Grêmio, a vaca premiada é Douglas.

Dia desses sugeri que Victor devesse ser deixado na reserva do gol gremista para o jogo contra o América-MG. Via twitter e facebook, alguns amigos chegaram a sugerir que eu estivesse ficando louco. Discordo, e o faço por dois motivos: o primeiro é que não há a possibilidade de que eu venha a ‘ficar louco’, uma vez que sempre o fui; e o segundo é que Victor, ao contrário de Douglas, tem um reserva à altura. Marcelo Grohe está, neste momento, em uma fase igual, talvez até mesmo superior, à de nosso espetacular goleiro titular, homem de Seleção. O Grêmio não perde nada com a substituição de Victor por Marcelo Grohe, como já ficou várias vezes demonstrado ao longo do ano.

Não se dá o mesmo, porém, no caso de Douglas. Não jogando Douglas, quem o poderia substituir no mesmo nível? Marquinhos, a quem o Avaí não se importou em dispensar? Escudero, que até agora, a cada vez que entra em campo só faz provar que Renato tinha razão em não coloca-lo em campo?

O Grêmio, infelizmente, não conta com muitas ‘vacas premiadas’ no elenco. Precisa de todas elas para sair do atoleiro onde a incapacidade administrativa da dupla Odone/AVM está tentando (e conseguindo) nos enfiar. Então não vale a pena o ‘professor’ Julinho ficar desafiando nossos melhores atletas a que ou amem ao Grêmio ou deixem-no. Julinho, eu acho, ainda não tem histórico para isso. Julinho Camargo é um principiante, um frangote no meio de galos velhos. Não convém puxar briga.

Para o jogo de logo mais, contra o Flamengo, o Tricolor já não tinha muita chance mesmo, então a ausência de Douglas talvez venha a fazer pouca diferença. No entanto, se o ‘professor’ não conseguir dar um jeito no problema que sua frase desastrada nos criou, se Douglas não for recuperado e devolvido – inteiramente remotivado – ao time, então estaremos bem piores do que estávamos antes da chegada do ‘professor’.

Não creio em vitória hoje à tarde, porém jamais duvidei do Grêmio. Confio cegamente que daremos um jeito. Apenas não sei como fazê-lo sem Douglas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s