Pesquisa LANCE-Ibope: torcida do Grêmio diminui

1192406533_fSem conquistas relevantes desde o longínquo 2001, sem sequer conquistas irrelevantes há já quatro anos e agora há dois anos sem nem ao menos comemorar uma simples vitória em Gre-nal, o Grêmio começa a perder, também, representatividade no contingente de amantes do futebol brasileiro. Pesquisa LANCE!-Ibope aponta a redução de um ponto percentual no total dos torcedores que se declaram gremistas. Vale lembrar que a margem de erro da pesquisa é de um ponto percentual. Ou seja, é possível que nada tenha mudado. Se nada mudou, se, passados quatro anos desde a última edição da pesquisa, continuamos na mesma, então significa que estagnamos, o que é o mesmo que decrescer.

O Grêmio está diminuindo, ficando menor, ficando pequeno.

Sei que muita gente não vai concordar com isso, não vai gostar do que escrevo, mas não posso mentir pra mim mesmo. Não é de hoje que o Grêmio ingressou num processo de apequenamento. Isso teve início, muito provavelmente, lá no final do século passado, a partir da gestão Guerreiro, do famigerado contrato com a ISL e todos os seus desdobramentos. Desde lá o Grêmio só diminuiu em quase todos os aspectos.

Lembro que lá no final de 2004 quase nada restara do nosso Grêmio. Quase nada além de sua história gloriosa. Em 2005 eu dizia que o Grêmio havia se resumido a um estádio e uma torcida. Era só o que nos havia sobrado.

Quanto ao estádio… Bem, todos sabemos que o Olímpico Monumental já não é nosso e que a Arena ainda é mais um problema gigantesco do que uma mansão luxuosa. Só sobrou a torcida.

Agora a torcida começou a diminuir ou, pelo menos, parece ter parado de crescer.

Há muito que andamos perdidos, vagando sem rumo nas competições que disputamos. Está na hora do Imortal se reencontrar com seu destino de grandeza. Está mais do que na hora.

Mas além da indestrutível fé que depositamos na magia de Felipão, o quê mais temos para acreditar que estejamos perto de retomar o caminho certo?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s